ST 19 - Ensino de História & Relações de Poder: diversidade, inclusão, consciência histórica, currículo e propostas metodológicas

Autores

Paulo Júnior Debom Garcia

Doutor em História

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

paulodebom@gmail.com

Larissa Freire Pereira

Mestre em História

Universidade Federal de São João del Rei

larissafreirepereira@hotmail.com

Ementa

O Ensino de História tem ocupado cada vez mais um lugar de destaque nos congressos científicos e na produção historiográfica. A discussão tem se mostrado extremamente enriquecedora por ser um objeto fértil de pesquisa no qual a multiplicidade temática e a interdisciplinaridade tornaram-se pontos de referência. As fronteiras entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares são cada vez mais tênues, fato que tem gerado um crescimento do interesse pela área. Diante das discussões sobre a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e o projeto Escola sem Partido, vivenciamos um momento extraordinariamente delicado onde propostas de uma educação inclusiva e emancipadora estão ameaçadas. Faz-se urgente garantir um Ensino de História que prime pela defesa da diversidade, do multiculturalismo, da liberdade de opinião, da crítica às questões sociais e pelo respeito às diferenças. A partir das múltiplas experiências culturais é essencial refletir sobre as estratégias, fontes, linguagens e personagens ligados ao ensinar e ao aprender História, seja em sala de aula ou fora dela, demonstrando não apenas o que está visível, mas também o que foi silenciado. O que propomos debater neste ST tem como ponto de partida a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa, entre a historiografia escolar e a historiografia acadêmica e entre a teoria e a prática da sala de aula. As linguagens das práticas pedagógicas, a didática, a formação de professores e sua autonomia intelectual, as políticas públicas, a composição do currículo escolar e a educação para a diversidade também são focos deste simpósio. Partindo desta multiplicidade que compõe o cenário deste campo de pesquisa, receberemos comunicações que tenham por objetivo abordar as diferentes relações de poder que se encontram presentes nas arenas do Ensino de História.


Programação das mesas

Mesa 1 - Sala 1012 8 de Maio de 2017 as 13:00 até 15:30
Autores Titulo
Moacir Fagundes de Freitas
Luíza Rabelo Parreira
A inseparabilidade dos saberes acadêmicos e escolares: estudantes da E.M. Anne Frank construindo seu próprio conhecimento.
Hugo Garin do Nascimento Lima
II Guerra Mundial em perspectiva: temporalidade, consciência histórica e ensino de história
Lo-Ruama Lóring Bastos
Adaptação em HQs: uma análise sobre a condição feminina na sociedade brasileira oitocentista, a partir das personagens de D. Evarista e de Bertoleza
Marina Rocha Guilarduci
História em Ação: o ensino de história em um jogo
Mesa 2 - Sala 1012 8 de Maio de 2017 as 15:30 até 18:00
Autores Titulo
ISABELA RODRIGUES SILVA RIBEIRO
Ensino de História no Arquivo Público Mineiro: relatos de experiências.
PRISCILA LOPES D AVILA BORGES
Ensino de história em museus: a experiência da mediação na formação de professores.
Frederico Luiz Moreira
Isabella Carvalho de Menezes
Jogo e teias de construção imaginativa no museu
Paulo Júnior Debom Garcia
Entre recortes, pontos e costuras: História, ensino e indumentária
Paulo Roberto Barreto Caetano
Memória do ano, memória do futuro: um relato sobre um curso de literatura
Mesa 3 - Sala 1012 9 de Maio de 2017 as 13:00 até 15:30
Autores Titulo
Rodrigo Brito Santos
TEATRO DO OPRIMIDO: POÉTICAS POLÍTICAS E PRÁTICA DOCENTE
Ana Luisa Lima Grein
Marina Rocha Guilarduci
Marlon De Oliveira Gouvêa
Revista Nossa Escola: o uso dos meios midiáticos para o ensino de História
Rúbia Carla dos Santos Dias
Música, redes e movimentos sociais: uma abordagem para a educação escolar
Priscilla Hermisdorf de souza
Lenon Augusto Luz de Moraes
Curso GeoHistória e Cinema: Relato de experiência na EJA do Complexo Penitenciário da Escola GPA.
Mesa 4 - Sala 1012 9 de Maio de 2017 as 15:30 até 18:00
Autores Titulo
Sérgio Augusto de Lima Júnior
Entre o escrito e o ensinado: rede municipal, nível fundamental e ensino de história local na cidade de Sabará/MG
VAGNER LUCIANO DE ANDRADE
SERGIO AUGUSTO DE LIMA JUNIOR
ECOLOGIA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA NAS PAISAGENS DA APA CARSTER DE LAGOA SANTA - MG: o potencial pedagógico interdisciplinar das abordagens em turismo escolar no Parque Estadual Vale do Sumidouro e adjacências.
Meiriele Cruz
Da cidade descrita e representada à história da cidade: utilização da História Temática como metodologia para o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos.
Paula Ricelle de Oliveira
André Ricardo Barbosa Duarte
Formado em História. E agora? Desafios e perspectivas do mercado de trabalho no Brasil
Mesa 5 - Sala 3023 10 de Maio de 2017 as 13:00 até 15:30
Autores Titulo
Camila Neves Figueiredo
Kelly Morato de Oliveira
Qual o lugar do Gênero, da Sexualidade e das Relações Raciais no Ensino de História?
MÁRCIO EURÉLIO RIOS DE CARVALHO
O ensino de história da África no Brasil como história pública e oral.
Rafaela Andrade Savino de Oliveira
Pauline Mara e Silva
José Leandro Peters
O LETRAMENTO A PARTIR DO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
ROSEMARY DE JESUS SANTOS
DIVERSIDADE CULTURAL E PLURALIDADE RACIAL
Taís Ritter Dias
Resistências fabuladas: de que modos as estratégias de resistência de artistas mulheres podem afetar o ensino de artes?
Mesa 6 - Sala 3023 10 de Maio de 2017 as 15:30 até 18:00
Autores Titulo
Ricardo Vicente da Cunha Junior
Petrus Lucchesi Moreira
Um passado longevo: algumas considerações sobre ensino de história Antiga e Medieval
Carlos Eduardo Feijó De lima
Os obstáculos epistemológicos no ensino de história: a aprendizagem dos conceitos históricos
Luísa Parreira Kattaoui
Debates em torno da construção do currículo de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte
Talita Samara Mesquita
AMABILIS CRISTINA ALVES PEREIRA
COMO O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS REFERÊNCIAS INFLUENCIAM NAS ESCOLHAS DOS ESTUDANTES

Apoios

UFMG
Fafich
Temporalidades
PPGHIS
Varia História
CEPAMM
Núcleo História Oral
CEM
Sem Rumo
Brasiliana
Iepha