MC 24 - Novas Tecnologias no Ensino de História: games/jogos eletrônicos e suas possibilidades para a Educação Histórica

Autores

George Leonardo Seabra Coelho

Doutor em História (UFG) – Professor em Educação - UFT

Universidade Federal do Tocantins

george.coelho@hotmail.com

Thálita Maria Francisco da Silva

Mestre em Educação

Universidade Federal de Goiás

thalita_bio@yahoo.com.br

Ementa

Esse minicurso pretende discutir as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no ensino de História. Para tanto, abordaremos a concepção de novas tecnologias dentro do contexto social e cultural da contemporaneidade e suas apropriações no processo ensino aprendizagem na Educação Básica. Em um segundo momento, discutiremos as perspectivas educacionais que pretendem renovar o ensino de História paralelamente aos debates referentes a utilização das NTICs. Frente a apropriação das novas tecnologias no ensino, debateremos a utilização dos games no ensino de História dentro de uma dicotomia: “games pedagógicos” e games oferecidos pelo mercado. Temos o intuito de debater as possibilidades da relação entre as novas tecnologias e o ensino, ou seja, discutiremos a utilização dos games/videogame e as abordagens voltadas para a Educação Histórica.
Faremos um breve histórico sobre pesquisas e utilização de jogos eletrônicos e jogos pedagógicos no ensino no contexto mundial e as perspectivas de sua utilização para a Educação Histórica. Discutiremos as perspectivas educacionais para renovação do ensino de História e a utilização das NTICs. Por fim, realizaremos uma exposição sobre como trabalhar com jogos eletrônico como objeto de pesquisa, e em seguida, sua utilização didática no ensino de História na Educação Básica.


Cronograma das atividades:

12 horas/aula

1º dia: Faremos um breve histórico sobre pesquisas e utilização de jogos eletrônicos e jogos pedagógicos no ensino no contexto mundial e as perspectivas de sua utilização para a Educação Histórica.
2º dia: Discutiremos as perspectivas educacionais para renovação do ensino de História e a utilização das NTICs.
3º dia: Faremos uma exposição sobre como trabalhar com jogos eletrônico como objeto de pesquisa, e em seguida, sua utilização didática no ensino de História na Educação Básica.

Bibliografia

ALVES, L. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(2); p. 3-10, Novembro, 2008. Disponível em: . Acesso em 05 jan. 2015.
ALVES, Lynn; TELLES, Helyom Viana. Ensino de História e Videogame: Problematizando a Avaliação de Jogos Baseados em Representações do Passado. In: XI Seminário SJEEC: Jogos eletrônicos-Educação-Comunicação. 2015, Salvador. Disponível em Acessado em 09 dez. 2015.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
EGUIA-GOMES, José L.; CONTRERAS-ESPINOSA, Ruth S.; SOLANO-ALBAJES, Luis. Os games digitais como um recurso cognitivo para o ensino da historia da catalunha: um estudo de caso. Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.3, Número 2, Mai.-Ago. 2012. Disponível em < http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/article/view/406/pdf_234> Acessado em: 09 dez. 2015.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A formação e a Prática dos Professores de História: enfoque inovador, mudanças de atitude e incorporação das novas tecnologias nas escolas públicas e privadas nas escolas públicas da Bahia. 363 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona, 2004.
FIGUERÔA, Silva. Ciência e Tecnologia. In. PINSKY, Carla Bassanezi. Novos temas na sala de aula. São Paulo: Cortez, p. 153-172, 2010.
FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo perdido. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 48, 2004. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbh/v24n48/a06v24n48.pdf> Acessado em: 10 dez. 2015.
MOITA, Filomena M. G. da Silva Cordeiro. Os Games e o Ensino de História: Uma reflexão sobre Possibilidades de Novas Práticas Educativas. Plurais. Salvador, v. 1, n. 2, p. 115-130, maio\ago. 2010.
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da História: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Universidade de Brasília, 2001. Tradução de: Haistorische Vernunft: Grundzüge einer Historik I: die Grundlagen der Geschichtswissenschaft
SANTOS, Chistiano Brito Monteiro dos. Medal of Honror e a Construção da Memória da Segunda Guerra Mundial. (Dissertação) Niterói, 2009. Universidade Federal Fluminense. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Programa de Pós-Graduação em História. 128p.
SILVA, Thálita M. F. da. Perspectivas de formação continuada para professores de ciências/biologia utilizando jogos em ambiente virtual de aprendizagem. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

  • Locais e datas

    • 10 de Maio de 2017
      08:00 - 12:00

      Sala 3052

    • 11 de Maio de 2017
      08:00 - 12:00

      Sala 3052

    • 12 de Maio de 2017
      08:00 - 12:00

      Sala 3052

Apoios

UFMG
Fafich
Temporalidades
PPGHIS
Varia História
CEPAMM
Núcleo História Oral
CEM
Sem Rumo
Brasiliana
Iepha