MC 06 - História do Tempo Presente: Possibilidades

Autores

Juliana Sayuri Ogassawara

Jornalista, doutora em História Social pela USP e pós-doutoranda em História pela UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

julianasayuri.o@gmail.com

Ementa

O que é história do tempo presente? Quem faz história do tempo presente --e como fazê-la? Tida como provocação à história cravada nos cânones tradicionais, a história do tempo presente é delicada, pois pertence a um tempo e a uma atualidade em que os atores arrolados não raro ainda transitam na sociedade – e as situações que protagonizam ainda são discutidas e discutíveis no calor do momento, dentro e fora do ateliê do historiador. É, de fato, uma tarefa árdua abordar questões intrínsecas ao tempo presentemente vivido, mas é preciso lembrar que a história do tempo presente é, antes de tudo, história. Assim, é imprescindível considerar o presente humano como perfeitamente suscetível de conhecimento científico e, como dizia Jacques Le Goff (1924-2014), não reservar seu estudo apenas a outros campos – sociologia, jornalismo, ciência política –, mas ancorá-lo na própria história. Este minicurso pretende explorar as possibilidades da história do tempo presente, destacar sua importância no mundo contemporâneo e discutir suas limitações e diretrizes metodológicas.


Cronograma das atividades:

4 horas/aula

* Primeira Parte: História do Tempo Presente: abordagens, aportes teóricos e definições
* Segunda Parte: História do Tempo Presente: desafios

Bibliografia

CHAUVEAU, Agnes; TÉTARD, Philippe (Orgs.). Questões para a história do presente. Bauru: EDUSC, 1999. Traduzido por Ilka Stern Cohen.
CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tábula rasa do passado? Sobre história e os historiadores. São Paulo: Ática, 1995. Traduzido por Marcos Silva.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. 2a edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Traduzido por Cid Knipel Moreira.
_______. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. Traduzido por Berilo Vargas.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
_______; NORA, Pierre (Orgs.). História: novos problemas. 2ª edição. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1979. Traduzido por Theo Santiago.
RÉMOND, René (Org.). Por uma história política. 2a edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. Traduzido por Dora Rocha.
RIOUX, Jean Pierre ; SIRINELLI, Jean François. Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. Traduzido por Ana Moura.

  • Locais e datas

    • 9 de Maio de 2017
      08:00 - 12:00

      3052

    • None
      None - None

Apoios

UFMG
Fafich
Temporalidades
PPGHIS
Varia História
CEPAMM
Núcleo História Oral
CEM
Sem Rumo
Brasiliana
Iepha